NEGOCIAÇÃO DE CERTIFICADOS DE ENERGIA RENOVÁVEL NO BRASIL DEVE DOBRAR EM 2023 - DIZ INSTITUTO

NEGOCIAÇÃO DE CERTIFICADOS DE ENERGIA RENOVÁVEL NO BRASIL DEVE DOBRAR EM 2023 – DIZ INSTITUTO

Nos últimos anos, a preocupação com a sustentabilidade tem se tornado cada vez mais presente no mundo todo, e no Brasil não é diferente. A busca por fontes de energia renovável tem sido uma das principais pautas nessa discussão e a negociação de certificados de energia renovável tem se destacado como uma alternativa para o mercado.

De acordo com o Instituto Totum, a negociação de certificados de energia renovável no Brasil deve dobrar em 2023. O instituto é especializado em certificação de energia renovável e responsável pelo programa “Energia Verde Certificada”.

Segundo eles, a estimativa é que a negociação atinja a marca de 30 milhões de certificados em 2023, um aumento significativo em relação aos 15 milhões de certificados negociados em 2020.

Os certificados de energia renovável funcionam como uma comprovação de que a energia elétrica gerada por uma determinada fonte é proveniente de fontes renováveis, como a energia solar, eólica, hidrelétrica, entre outras. Eles são comercializados no mercado e podem ser adquiridos por empresas ou indivíduos que desejam compensar suas emissões de CO2.

A negociação de certificados de energia renovável é uma alternativa interessante para empresas que não possuem a possibilidade de gerar sua própria energia renovável, mas que ainda assim querem demonstrar comprometimento com a sustentabilidade.

Além disso, ao adquirir os certificados, essas empresas estão contribuindo para o fomento do mercado de energia renovável, incentivando a produção de energia limpa e reduzindo as emissões de gases de efeito estufa.

A tendência de aumento na negociação de certificados de energia renovável no Brasil é uma excelente notícia para o meio ambiente e para a economia do país. Além de incentivar a produção de energia limpa, a expansão desse mercado pode gerar novas oportunidades de emprego e aumentar a competitividade das empresas brasileiras.

No entanto, é importante ressaltar que a negociação de certificados de energia renovável não deve ser vista como uma solução única para a questão da sustentabilidade.

É necessário que as empresas adotem políticas e práticas sustentáveis em suas atividades, buscando reduzir sua pegada de carbono e promovendo a conscientização ambiental.

Em suma, a previsão de aumento na negociação de certificados de energia renovável no Brasil é uma excelente notícia para a promoção da sustentabilidade e da economia verde.

Cabe a nós, como sociedade, incentivar e apoiar essa tendência, buscando cada vez mais soluções para uma economia mais limpa e sustentável.

Estas ações estão ligadas diretamente com as questões ambientais que impactam a vida no planeta como um todo, todavia, também compõe questões econômicas e de educação financeira, visto que o governo subsidia parte dos juros do financiamento fotovoltaico, então já se mostra um sinal de incentivo.

Uma vez que haja essa intervenção governamental para esta operação, permite-se que o valor reservado para o pagamento da conta de energia seja substituído, dentro de cada proporção, pelo valor da parcela do financiamento.

Feito isso e já com todo o sistema em pleno funcionamento, o investimento passa a valer a pena, pois quando o título do crédito for liquidado, você passa a não ter obrigações mínimas acerca da energia elétrica, já que não haverá mais parcelas, bem como não haverá mais a conta de energia em seu valor integral.

Ou seja, esse investimento de médio e/ou longo prazo, compensa muito tanto para usuários diretos do sistema, como para a comunidade como um todo.

Gostou da matéria “Renovação de Certificados de Energia Renovável no Brasil deve dobrar em 2023 – Diz estudo”? Então compartilhe com todos os seus contatos, essa é uma informação muito útil e que precisa ser difundida nas nossas consciências pois se quisermos deixar um legado para as novas gerações, precisamos tomar medidas hoje.

Recomendamos que fique ligado(a) nos artigos relacionados, estamos com muitas novidades e informações de utilidade pública para compartilhar com você. Aproveite essas dicas e excelente leitura!